Assessment DISC para profissionais de TI
O assessment DISC é um teste de perfil comportamental profissional que permite conhecer as tendências de comportamento diante de situações e desafios, suas habilidades e limitações.
Ao contrário do que muitas pessoas podem supor, a avaliação DISC não se destina a definir se um perfil de comportamento é melhor ou pior em termos gerais, mas permitir que:
- Um profissional faça a análise individual como parte de um estudo de carreira ou de autoconhecimento das capacidades e desafios visando o mercado de trabalho;
- O setor de RH verifique a aderência dos resultados de candidatos aos requerimentos de uma vaga.
Assessment DISC não é teste de personalidade!
Muitos profissionais entendem que o método DISC é um teste de personalidade, o que não é a realidade; a avaliação aponta tendências comportamentais em um momento da vida.
É uma espécie de fotografia de como a pessoa tende a agir em diversas situações, entre elas:
- A comunicação nos diversos ambientes de convívio social e profissional;
- A forma como lida com atingimento de metas;
- O estilo de liderança;
- Os relacionamentos em geral.
O DISC é feito através de questionários e formulários e traz uma série de perguntas diretas sobre preferências, características e opiniões e, no final, vão revelar um perfil predominante dentre os quatro que são usados pela metodologia.
Quais são os perfis de um Assessment DISC?
O significado de DISC vem justamente dos quatro perfis usados no teste e que veremos abaixo com as suas características mais marcantes. Os nomes podem variar no mercado, mas todos têm o significado que estou apresentando aqui.
É importante lembrarmos que trata-se do perfil dominante que foi captado pela ferramenta DISC e não a personalidade em geral da pessoa.
Perfil DISC Dominante
- Objetividade é a característica marcante
- Gosta de atingir resultados
- Motivado por metas
- Competitivo
Perfil DISC Influente
- Persuasão é a característica marcante
- Comunicativo
- Exerce influência natural
- Forte tendência a liderança
- Assume muitas tarefas e conclui poucas
Perfil DISC Estável (Stability)
- Resiliência é a característica marcante
- Gosta de planejar muito antes de qualquer mudança
- Ótimo para trabalhar em equipe
- Grande capacidade de cooperação
- Forte tendência a reatividade a mudanças e riscos
Perfil DISC Cuidadoso
- Perfeccionismo é a característica marcante
- Analítico e detalhista
- Grande competência e precisão na execução das tarefas
- Tendência a ser muito exigente consigo mesmo
Quais os objetivos do Assessment DISC?
Em um primeiro olhar, já podemos vislumbrar o primeiro objetivo que podemos tirar do teste DISC: entender qual perfil é o melhor para liderar equipes, qual pode ser um excelente técnico ou um grande profissional de vendas.
E essas são apenas algumas das muitas definições que podem ter com a ferramenta!
Ela é também de grande ajuda para que o profissional se conheça melhor:
- Entendendo em que perfil ele está fortemente apoiado;
- Se o perfil comportamental está alinhado com o momento profissional;
- O que ele precisa melhorar para alinhar-se ao momento atual;
- O que ele precisa desenvolver para alinhar-se à meta desejada.
A partir dos conceitos e resultados do Assessment DISC para um profissional de TI, é possível fazer uma série de análises, alinhar com os objetivos de carreira, definir as estratégias e as ferramentas mais adequadas – por exemplo, um coaching de TI ou um mentoring.
O método DISC é um grande aliado de uma questão intimamente ligada ao mercado de trabalho de TI: a carreira em Y, quando o profissional define se quer mover-se de um cargo técnico para uma posição de gestão ou de líder. E ainda, como liderar melhor, quais competências necessitam de mais atenção e indica caminhos de melhoras através da disciplina de adaptabilidade.
Em um nível corporativo, a gestão de TI também pode usar os resultados para avaliar candidatos externos ou processos internos.
O que é o Assessment DISC para TI?
No âmbito de TI, é preciso analisar os resultados dentro de um contexto de mercado, onde uma série de movimentos e fenômenos precisam ser considerados para atestar a efetividade das decisões que um profissional de TI quer tomar.
O profissional pode redefinir objetivos ou investir em ações que coloque o seu perfil em aderência com determinado objetivo – por exemplo, ter um perfil técnico predominante e almejar um cargo de liderança. Ou ainda equilibrar as decisões de liderança, dando prioridades tanto aos resultados quanto às pessoas.
Mas como dar os passos nessa direção?
Com 30 anos de experiência no ambiente de TI – nas áreas técnica, comercial, de gestão e liderança em TI – e 10 anos de vivência como coaching executivo e de carreira, tenho conhecimento profundo sobre o que pode influenciar as tendências dos perfis de DISC quando voltados ao mercado de TI.
Posso contribuir fortemente para alcançar o sucesso com a eficácia dos resultados e com uma estratégia estruturada para alcançar os objetivos.
Assessment DISC para Departamentos de Recursos Humanos
A análise DISC é extremamente eficiente para definir tendências comportamentais individuais, mas também é muito usado pelos setores de recursos humanos das empresas como uma ferramenta muito eficiente nos processos de seleção e contratação de pessoal.
A partir da definição detalhada do cargo, com o modelo comportamental, as competências e as habilidades esperadas dos candidatos, é possível aplicar o Assessment DISC durante o processo de seleção, na formação de equipes e no nível de satisfação dos colaboradores.
Desta forma, o recrutador pode:
- Analisar as reações dos candidatos às situações e desafios inerentes ao cargo;
- Selecionar candidatos com perfis comportamentais mais alinhados aos requerimentos da vaga;
- Aumentar as chances de sucesso na contratação;
Outras situações onde a análise DISC contribui muito com a qualidade de dados são os processos de promoção interna e na identificação de novas lideranças dentro da empresa.
Além da análise de perfil comportamental individual, também desenvolvo projetos de assessment DISC dentro das empresas tanto para indivíduos quanto para times, fazendo um mapeamento de habilidades comportamentais e a geração de devolutivas dos candidatos.
Sua carreira nunca esteve nas mãos de outras pessoas que não as suas!
Parece óbvio?
Mas por quantas vezes esperamos que processos de recrutamento e seleção, reconhecimento e tendências de mercado nos levassem a algum lugar?
Você está realmente onde gostaria de estar?
Sair do lugar nunca foi fácil, mas algumas mudanças que você nunca quis tiveram de acontecer e com um passo seu!
E agora? Como você vai fazer acontecer as mudanças que você realmente quer?
Entre em contato agora conosco e crie uma parceria pela construção de um novo caminho para sua carreira!