Carreira profissional de TI: A importância de se ter um plano.

Carreira profissional de TI: A importância de se ter um plano.

Amadeu Lamounier
Carreira Profissional de TI Investir Amadeu Lamounier

O mercado de TI das últimas décadas surpreende até o expert mais otimista quando tudo começou, tamanha é a quantidade e a velocidade de surgimento de tecnologias inovadoras! Por isso, gerir a carreira profissional de TI com eficiência tornou-se um desafio crescente na vida dos profissionais.

Quem investiu em qualificação para participar do movimento de e-commerce e automação nas empresas certamente não se arrependeu – e ainda tem mercado por muitos anos.

Mas enquanto isso, as operações em blockchain já surgem como uma nova revolução com poder de impulsionar as vendas online e otimizar processos comerciais e logísticos de uma forma mais simples e mais segura.

Todas as empresas, em algum momento nos próximos anos, vão adotar alguma inovação disruptiva para alavancar relacionamento com os clientes e vendas.

Como os profissionais devem investir na carreira de TI para aproveitar essa realidade pautada pelas inovações, aumentar a empregabilidade ou crescer nas empresas?

Nesse artigo do Blog do Amadeu, vamos falar de fatos que confirmam a tendência de que investir na carreira de TI tem amplas possibilidades de sucesso, como aproveitar ao máximo e se você está indo ou fugindo desse momento especial de mercado!

 

POR QUE INVESTIR NA SUA CARREIRA PROFISSIONAL DE TI?

 

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE TI NOS NEGÓCIOS

 

Ficou no passado a visão de que TI é apenas uma unidade fornecedora de insumos para os demais setores e pouco ou nada participa das decisões estratégicas da empresa.

Com as seguidas revoluções tecnológicas, não há mudança em modelo de negócios ou decisão para vender mais que não passe pela análise dos profissionais de TI, especialmente por causa dos altos custos e da necessidade de serem assertivas nas decisões de investimento.

O setor está no centro de todas as estratégias de organizações que pretendem (e precisam) estar digitalmente visíveis no mercado – ou seja, todas – o que reforça o potencial do profissional de TI investir na carreira.

 

TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS EM ASCENSÃO 

As inovações disruptivas vão dominar o mercado de tecnologia nos próximos anos e representar uma transformação digital ainda mais surpreendente que as causadas pelas redes sociais, o e-commerce e a internet das coisas.

  • Blockchain para operações financeiras
  • Metaverso
  • Ampliação de uso das criptomoedas como meio de pagamento
  • Blockchain para cadeias produtivas e logísticas
  • Tokenização de bens e direitos

Como podemos ver, existe potencial de mercado para muitos anos, pois as empresas se interessarão por essas soluções para as mais variadas rotinas – e tendem a serem recursos cada vez mais acessíveis, o que amplia o universo de investimentos.

 

AUMENTO EXPONENCIAL DE INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA

Ficou no passado a ideia de que apenas empresas de referência no mercado investem massivamente em tecnologia; hoje em dia, pequenos e médios negócios podem entrar no mundo digital de última geração!

Isso amplia as possibilidades de mercado para profissionais de TI, em especial os líderes de projeto e os empreendedores digitais, formando parcerias com empresas.

Quais são os seus critérios de sucesso Profissional em TI? O que fazer para construir uma carreira de TI bem-sucedida?

 

5 FORMAS DE INVESTIR NA SUA CARREIRA DE TI

São muitos os caminhos que você pode tomar para começar a investir na carreira em TI e alavancar os resultados com ela. Vamos falar de algumas delas.

 

1 – CONSIDERE UM PROCESSO DE COACHING DE TI

Lembra da frase: para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve? Quando falamos de trajetória profissional em TI, essa frase nunca fez tanto sentido.

Afinal, o mercado de trabalho em TI é altamente dinâmico e oferece novas oportunidades de visão de carreira a todo momento. Há poucos anos, certamente ninguém falaria em ser especialista em blockchain ou desenvolvedor de metaverso!

O coaching de profissionais de TI é uma solução estratégica que permite uma visão completa da sua trajetória até aqui, avaliar as possibilidades de mercado e alinhá-las com os interesses na carreira.

Além disso, esse processo de mentoria profissional de TI permite que se avalie detalhadamente a posição dentro da empresa, reforçando e corrigindo aspectos para impulsionar o crescimento dentro das expectativas planejadas.

Conheça o Coaching de Profissionais de TI, uma experiência reveladora de trajetória profissional, feita com quem viu – e viveu pessoalmente – muitas histórias profissionais em TI. É a chave do sucesso em um processo de transformação!

Aprendizado Hard Skills Amadeu Lamounier

 

2 – REFORCE O APRENDIZADO DE HARD SKILLS

Investir em qualificação sempre foi uma recomendação básica para todas as carreiras e em especial em TI, por conta das soluções de tecnologia melhores e mais modernas que as empresas demandam para fazer frente à concorrência.

Porém, a quantidade, a complexidade e a velocidade com que novas tecnologias estão surgindo faz com que a busca pelo conhecimento seja ainda mais importante.

A web 3.0 está abrindo um mundo de possibilidades e as empresas não querem ficar de fora desses avanços – e eles têm alta aplicabilidade em todos os segmentos de mercado, incluindo o metaverso e a tokenização de ativos e produtos.

Portanto, enriqueça o seu currículo com o conhecimento sobre a nova era tecnológica – e claro, não deixe de atualizar-se sobre as soluções atuais, pois a qualidade de suporte também é um importante diferencial para o profissional de TI.

 

3 – DESENVOLVA SOFT SKILLS

A carreira em TI, seja em posições de liderança, especialistas ou profissionais técnicos, deixou de ser apoiada apenas em habilidades e competências funcionais, visando o funcionamento em alto nível do ambiente de tecnologia da empresa.

As novas (e muitas disruptivas) soluções tecnológicas dos últimos anos colocaram TI no centro das decisões de investimento e isso implica em relacionamentos que saem do campo técnico e exigem competências pessoais, entre elas.

  • Capacidade de liderança;
  • Comprometimento;
  • Visão sistêmica;
  • Criatividade;
  • Relacionamento interpessoal.

A lista é grande e todas, em alguma medida, são importantes para uma gestão de projetos e de demandas de TI eficiente.

Com isso, os profissionais em TI precisam desenvolver soft skills para atuar na gestão de projetos, desde o relacionamento com as partes interessadas às expectativas da empresa quanto aos resultados dos investimentos feitos em tecnologia.

Nesse artigo, apontamos as principais competências pessoais que vão diferenciar o profissional de TI no mundo dos negócios do século XXI!

 

4 – REFORCE SEU NETWORKING

A sua rede de relacionamentos é um instrumento eficaz de visibilidade da carreira em TI, pois ela permite falar sobre o seu trabalho, trocar experiências e apresentar ideias que poderão atrair a atenção de pessoas que atuam na sua área.

Um networking bem construído oferece uma gama de informações que enriquece o conhecimento na área. Outra ação importante é participar de eventos, especialmente de tecnologias disruptivas, que serão as grandes oportunidades em TI nos próximos anos.

 

5 – CRIE UM PLANO DE CARREIRA

Lembra da frase: para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve? Quando falamos de trajetória profissional em TI, essa frase nunca fez tanto sentido.

Afinal, o mercado de trabalho em TI é altamente dinâmico e oferece novas oportunidades de visão de carreira a todo momento. Há poucos anos, certamente ninguém falaria em ser especialista em blockchain ou desenvolvedor de metaverso!

Mas voltando à frase inicial, é indispensável traçar uma rota para a carreira em TI, sob pena de ver tantas oportunidades na mesa e não se sentir preparado para nenhuma delas.

Planejar a carreira permite:

  • Avaliar os objetivos que realmente interessam (gestão de infraestrutura, especialista, gestor de projetos e outros);
  • Analisar se possui os hard skills e os soft skills necessários;
  • Planejar os passos para conquistar as habilidades que faltam e aprimorar as existentes;
  • Estabelecer metas e prazos.

Com um plano de carreira de TI, o profissional se sente mais seguro sobre o que quer e pode rever a trajetória traçada com mais certezas que dúvidas – o planejamento de carreira não é algo imutável!

O coaching profissional de TI é uma excelente alternativa para começar a dominar tudo que está relacionado à carreira –

Conheça a jornada Quero Transformar Minha Carreira de TI e tome decisões que vão revolucionar a sua vida profissional!

 

Compartilhe

Amadeu Lamounier

Amadeu Lamounier

Com uma carreira de 30 anos na área de TI, sob seu talento para liderança, diversos projetos nas áreas de inovação, vendas, tecnologia e marketing foram executados.

Quer saber mais sobre o Processo de Coaching?