Você já elegeu os stakeholders para sua transição de carreira?

Você já elegeu os stakeholders para sua transição de carreira?

Amadeu Lamounier
stakeholder transição carreira Amadeu Lamounier

Estabelecer um plano de carreira em TI implica em uma série de aspectos e fatores críticos e o que poucos profissionais imaginam é como os stakeholders podem ser um diferencial importante na definição da transição de carreira.

Mas o que é stakeholder ou parte interessada do projeto?

Stakeholders (stake vem de interesse e holder de proprietário) são todas as pessoas, empresas e órgãos que tenham um interesse ou sejam diretamente afetados pelas decisões tomadas em uma empresa.

São considerados stakeholders: colaboradores de TI liderados ou não por você, colaboradores de outras áreas, acionistas, investidores, fornecedores, clientes, formadores de opinião, imprensa, ONG, órgãos reguladores e de fiscalização e representantes da comunidade.

Como podemos ver, o universo é amplo e precisa ser avaliado com cuidado para implementar um projeto de TI na empresa e para iniciativas pontuais onde haja interesse e impacto de terceiros.

Por que gerenciar stakeholders pode ser uma etapa importante para sua carreira? Como as partes interessadas em um projeto sob sua liderança impactam seus planos de mudar a carreira?

Nesse artigo do Blog do Amadeu, vamos falar dos stakeholders e como eles podem ser aliados nas suas decisões de transição de carreira!

 

COMO DEFINIR OS STAKEHOLDERS?

O conceito de stakeholder é muito simples e, ao mesmo tempo, abrangente e pode dar a entender que os projetos podem ter as mesmas partes interessadas. Afinal, o lucro é o objetivo final da empresa, então todos, dos acionistas aos colaboradores de TI são afetados.

Porém, definir os stakeholders de um projeto vai mais além. Quanto ao nível de influência dos stakeholders, podemos classificá-los em:

  • Stakeholders primários: são os interessados com poder para influenciar diretamente na evolução da sua carreira.
  • Stakeholders secundários: são os interessados externos que não estão classificados como primários, pois podem influenciar, mas não têm poder para determinar as decisões da empresa.

Como começar a investir na sua carreira de TI?

 

ENTENDER A HIERARQUIA DOS STAKEHOLDERS

É fundamental reconhecer e tornar visível a posição hierárquica do stakeholder, a autoridade e suas relações com demais integrantes.

 

DIVULGAR CLARAMENTE OS OBJETIVOS DO PROJETO

Você, como líder do projeto, que é o gerenciamento de sua carreira, deve divulgar com clareza suas intenções de carreira, as oportunidades que está visualizando, assim como comunicar ses resultados de forma eficaz para demonstrar suas competências. 

 

DESENVOLVER O ENGAJAMENTO

Uma gestão eficiente fará com que as partes interessadas atuem de forma adequada, sem perder o espaço que têm. Assim, eles darão contribuições inestimáveis e poderão se tornar grandes aliados da sua carreira!

 

stakeholders como gerenciar Amadeu Lamounier

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS OS STAKEHOLDERS PARA A CARREIRA?

DIVERSIDADE DE IDEIAS

Sem dúvida o mais importante dos benefícios, pois você absorve um volume de ideias e opiniões que vão não só balizar, como interferir na forma como você lida com várias questões no dia a dia.

 

COMO USAR OS STAKEHOLDERS NA SUA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

Com uma gestão de stakeholders eficiente, eles se tornarão grandes contribuintes para a sua análise de carreira. Como isso é possível?

Em primeiro lugar, eles criam uma base de conhecimento que ajuda você a avaliar a sua trajetória, se chegou a hora de qualificar-se mais, de mudar de área, de emprego ou até mesmo de profissão – é a transição de carreira propriamente.

Além disso, as negociações com as partes interessadas dos projetos projetam seus pontos fortes e suas deficiências, ajudando a reforçar ou rever crenças sobre a carreira atual e no futuro.

 

É POSSÍVEL ELEGER STAKEHOLDERS PARA AJUDAR NA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

Certamente sim e isso dependerá diretamente dos apoios e parcerias que você conquistar ao longo de tantos trabalhos e negociações. Por esse motivo, a qualidade da gestão de partes interessadas é tão importante.

Os stakeholders realçam, mesmo involuntariamente, as suas competências e deficiências, portanto as experiências com eles são fundamentais para avaliar com precisão o momento da sua carreira e quais caminhos você pode seguir.

Os seus liderados são o melhor exemplo do impacto dos stakeholders internos: o clima da equipe pode ser um divisor nas suas expectativas. Por sua vez, alguns deles podem ver a sua liderança como um stakeholder fundamental para lidar com a trajetória na empresa.

Escolher o stakeholder para a transição de carreira passa por:

  • Administrar as relações de forma equitativa: nem sempre os embates negativos são prejudiciais. Podem ser oportunidades de vivenciar situações futuras;
  • Perceber aqueles que pode contribuir para a sua gestão de carreira:
  • Nesse sentido teríamos stakeholders específicos no processo de transição de carreira , tais como: 

a.       Decision Makers: São os stakeholders que tomarão a decisão sobre a promoção ou avanço na carreira.

b.       Opinion Makers: São aqueles que apesar de não ter o poder de decisão, tem uma opinião importante e que será ouvida pelos Decision Makers

c.       Cabe também apresentar os stakeholders que tem “O PODER DO SIM” ou o “PODER DO NÃO”, ou seja:

i.      Poder do SIM: O Decision Maker precisa deste tipo de stakeholder para tomar sua decisão. Alguém que caso apoie a promoção ou o avanço da carreira , viabilizará a decisão.

ii.      Poder do NÃO; este tipo de stakeholder, ao contrário do anterior, tem o poder de vetar determinada promoção ou avanço de carreira.

É importante salientar a importância decisiva de se ter um stakeholder que seja SPONSOR do seu processo de transição de carreira. O SPONSOR é aquele que não só aprova sua promoção, mas que vai além, ao influenciar outros stakeholder a apoiarem também.

Dessas ações, certamente surgirão orientações e ideias que contribuirão muito para as suas reflexões sobre sua trajetória profissional. 

A orientação de um consultor de carreira de TI será fundamental para que você extraia o melhor da relação com os stakeholders e aplique no seu projeto de transição de carreira.

Compartilhe

Amadeu Lamounier

Amadeu Lamounier

Com uma carreira de 30 anos na área de TI, sob seu talento para liderança, diversos projetos nas áreas de inovação, vendas, tecnologia e marketing foram executados.

Quer saber mais sobre o Processo de Coaching?