Uma carreira de sucesso é uma construção permanente que tem se tornado mais desafiadora com as muitas transformações digitais que estão ocorrendo nos últimos anos, afetando o mercado de trabalho TI de forma profunda.
Sem dúvida, esse cenário impacta nas expectativas que as empresas têm sobre os profissionais, as habilidades e competências que devem existir para que eles lidem com as demandas na velocidade que os negócios impõem.
Além das competências técnicas, esse cenário também exige dos profissionais de TI uma série de habilidades pessoais – as soft skills – para fazer frente a novas responsabilidades que vêm com mais projeção da tecnologia na vida das empresas.
Mas o que uma empresa pode esperar de você nas competências pessoais?
Quais as habilidades mais esperadas dos profissionais de tecnologia nos dias atuais?
Nesse artigo do Blog do Amadeu, vamos falar sobre elas, por que se diferenciar tornou-se essencial para crescer profissionalmente e valorizar ainda mais a sua trajetória!
POR QUE O PROFISSIONAL DE TI DEVE SE DIFERENCIAR NO TRABALHO!
Podemos dar uma resposta óbvia para essa pergunta: a diferenciação mantém o emprego atual ou aumenta as chances de conquistar um emprego melhor.
Porém, além dessa resposta servir a todos os mercados – o que, por fim, não explica o contexto de nenhum deles – o setor de TI tem fenômenos específicos e derivados da crescente importância da tecnologia nos negócios e nas sociedades.
Eles impactam diretamente na necessidade de investir em competências para diferenciar-se no mercado de trabalho.
MUDANÇA DO PERFIL DO PROFISSIONAL DE TI
A imagem do analista de sistemas ou do programador alheio aos movimentos da empresa ou do moço da TI que apenas resolve problemas também ficaram no passado; o novo posicionamento da área nos negócios levou os profissionais para as reuniões corporativas.
Para destacar-se nelas, o colaborador de TI precisa de diferenciais como as soft skills, as habilidades comportamentais que aumentam a integração dele ao ambiente de negócios e potencializam a credibilidade das suas opiniões.
ADOÇÃO DO MODELO DE PROJETOS DE TI
O modelo de trabalho em projetos é cada vez mais praticado em empresas de todos os portes e segmentos, seja diretamente por um setor de projetos de TI da empresa ou com consultorias de tecnologia contratadas.
As decisões não são mais verticais a partir da unidade interessada, elas precisam ser amplamente discutidas e negociadas, com os mais variados stakeholders internos e muitas vezes externos.
O gestor de projetos de TI tornou-se um personagem central nesses trabalhos e precisa agregar diversas habilidades para gerar projetos eficientes.
MUDANÇA DE PERFIL TECNOLÓGICO
Esse é, sem dúvida, o maior desafio para os profissionais de TI que se diferenciaram – e também uma grande oportunidade.
As profundas transformações que a tecnologia vem experimentando nos últimos anos mexem com todas as questões que abordamos anteriormente, em especial a forma como as empresas querem fazer negócios mais ágeis, seguros e com competitividade no mercado.
Mal começamos a absorver o e-commerce, a internet das coisas e a automação de atendimento, a web 3.0 traz inovações ainda mais surpreendentes. É preciso qualificar-se continuamente para absorver tanto conhecimento e diferenciar-se com grandes ideias!
MAIOR COMPETITIVIDADE E QUALIFICAÇÃO
Por mim, não podemos ignorar que toda a visibilidade da tecnologia nas últimas décadas, além de criar os movimentos que descrevemos acima, atrai um número cada vez maior de pessoas para o mundo da TI.
Com um sem-número de qualificações certificados, em especial para as tecnologias mais recentes, o nível de competição interna e no mercado é ainda maior.
Aperfeiçoar as competências e as habilidades técnicas e acadêmicas ainda é o caminho com as maiores chances para mostrar diferenciais e ganhar espaço!
5 DIFERENCIAIS PARA PROFISSIONAIS DE TI
1 – CRIATIVIDADE
Conhecer e apresentar as inovações e seus possíveis benefícios aos níveis decisórios é fundamental para que a empresa crie uma cultura tecnológica que facilite a implementação de transformações mais profundas.
A busca incessante por novidades, mesmo que a maioria não se prove útil para a empresa, permite que o profissional se destaque pelo apreço à inovação e fomente o pensamento criativo na equipe, quando for uma liderança de TI, entre os pares e demais colaboradores.
A criatividade será a palavra de ordem para o crescimento das empresas e para surpreender e se destacar na empresa e no mercado.
2 – COMUNICAÇÃO
No passado, o ambiente de TI das empresas era quase um isolamento em relação aos demais, o que afastava seus colaboradores da dinâmica do dia a dia e gerava o descompasso entre necessidades, ideias e recursos.
Isso é impensável na velocidade atual dos negócios. O setor de TI tornou-se um dos atores principais na criação das estratégias de mercado e isso exige dos profissionais da área a habilidade de comunicação para discussões e entendimentos.
Uma comunicação inadequada pode prejudicar o andamento de projetos com relevância técnica inquestionável.
Liderança e gestão são coisas que não estão no seu plano de carreira de TI? Saiba a importância de um planejamento afinado com suas expectativas e com a empresa!
3 – NEGOCIAÇÃO COM FLEXIBILIDADE
As transformações digitais atuais criam uma intrincada rede com inúmeros atores – fornecedores, prestadores de serviços, usuários, influenciadores internos e formadores de opinião.
Esse ecossistema exige flexibilidade para administrar os interesses e imprevistos que surgirão pelo caminho. Isso reforça a capacidade de negociar como uma soft skill fundamental para viabilizar projetos.
4 – DETERMINAÇÃO
O profissional de TI vai lidar com um ambiente de obstáculos (e resistências) que devem ser vencidos para concretizar os objetivos – a convicção nos resultados e a concordância de stakeholders serão os advogados na defesa do projeto.
A determinação é uma competência muito valorizada, pois é comum que alguns líderes rapidamente desistam ou deleguem a responsabilidade à área-fim.
Porém, ser determinado levará a empresa ao novo patamar – e o profissional ao reconhecimento de todos!
5 – LIDERANÇA
A capacidade de liderar em TI nunca foi tão valorizada e isso se deve a vários dos fatores vistos até aqui. O contexto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas eleva o pensamento tecnológico ao mais alto nível estratégico.
É preciso gerir projetos com diversos interesses, administrar conflitos, estimular o engajamento das pessoas, incentivar ideias e buscar o consenso em todas as questões.
Mesmo não sendo uma responsabilidade funcional, é comum que cada colaborador se veja em uma posição de líder momentânea e deve ser encorajado e suportado.
Por isso, a liderança se tornou uma competência em TI tão desejada, para o presente e também para a formação de líderes futuros.
A TI da sua empresa é uma equipe de alta performance, um grupo ou um bando? Clique e conheça as diferenças!
COMO O COACHING PARA PROFISSIONAL DE TI PODE AJUDAR VOCÊ
Como sabemos, a trajetória profissional é algo em constante evolução e a carreira em TI passa por grandes transformações.
Em processos de emprego, muitas habilidades pessoais já fazem parte das competências desejáveis e isso deixa muitos profissionais de tecnologia apreensivos sobre o rumo da carreira.
- Conseguirei alcançar essas competências?
- Como fazer para desenvolver habilidades que não possuo?
- Qualificar-me com elas é um processo longo?
- Como saber se minhas soft skills estão no nível desejado?
Essas são apenas algumas dúvidas! Por isso, a ajuda profissional, com a expertise das relações de mercado de TI, é tão importante.
O Coaching Profissional de TI é a oportunidade de fazer um estudo profundo sobre o seu estágio de carreira e avaliar o que precisa ser aperfeiçoado e como fazer.
É uma ajuda fundamental em um momento tão importante da trajetória profissional.
Sair do lugar nunca foi fácil, mas algumas mudanças que você nunca quis tiveram de acontecer e com um passo seu!
Como as mudanças que você quer vão realmente acontecer?
Entre em contato agora conosco e crie uma parceria pela construção de um novo caminho!